Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

MASSAGEM

A massagem é uma técnica bastante difundida mas ainda pouco usada pelas pessoas. Isto deve-se a várias razões:

  • Desconhecimento do que se pode obter com ela, sobretudo da sua importância para a saúde e para o bem estar quer físico quer psíquico.

  • Aplicação de técnicas de massagem que por vezes não são as mais indicadas para a situação em causa o que faz com que não se vejam os resultados que se gostariam.

  • Profissionais que por vezes não aprofundam quais os verdadeiros problemas das pessoas e tentam conseguir com a massagem aquilo que esta não consegue fazer.

  • Pessoas que se dizem massagistas mas que, ou não sabem o que é massagem ou não sabem exactamente como ela se deve fazer ou mesmo pessoas que a usam para outros fins que não a saúde e o bem estar da pessoa.

Ela tem sido usada desde o começo da humanidade quer no Ocidente quer no Oriente por todos os povos para aliviar as dores e os desconfortos físicos e para proporcionar mais saúde e bem estar.

Ela tanto pode ser usada para recuperação de problemas físicos uma vez que activa a circulação e drena os tecidos das substâncias que vão ficando acumuladas neles criando assim uma maior capacidade de recuperação do corpo ou da área afectada, como pode ser usada para relaxamento proporcionando bem estar e descontracção da pessoa.

Usada para relaxamento ela permite reduzir tensões e stress que provocam dores, cansaço, noites mal dormidas, etc., reduzindo assim a capacidade de se enfrentar o dia a dia e as suas exigências.

A maneira como suprimimos os sentimentos e as emoções é contraindo os músculos.

Estas tensões não sendo libertadas tornam-se crónicas, ficando os músculos em permanente tensão, criando rigidez no corpo e bloqueios à livre circulação dos fluidos corporais.

Isto faz com que se acumulem toxinas e resíduos celulares que acabarão por resultar em problemas corporais em maior ou menor grau ou por criarem um cansaço e mal estar para além do que seria desejável.

A massagem é uma parte importante para o bem estar físico e psíquico.

Ela activa a circulação e ajuda a eliminar toxinas, reduz o desconforto físico, alivia as dores, induz uma sensação de bem estar assim como estimula o sistema imunitário.

Tudo isto traduz-se em rejuvenescimento, revitalização, noites mais bem dormidas, maior alegria e maior bem estar o que se revela benéfico a todos os níveis.

No mundo em que vivemos, os nossos corpos perderam o conhecimento de como é o relaxamento e assim muitas pessoas não estão conscientes de como o stress as afectam fisicamente nem do que a massagem pode fazer por elas.

Ela tem sido vista como um luxo mas na verdade ela é uma poderosa arma para nos livrarmos do stress e para recuperarmos a nossa saúde e o nosso bem estar.