Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

ATM

Articulação Temporo Mandibular

Disfunções da ATM ( DTM )

Articulação Temporo Mandibular e algumas das suas disfunções:

Para que se possa compreender as disfunções temporo mandibulares (DTM) há que compreender a etiologia e o mecanismos destas disfunções.

Para o efeito há que compreender o mecanismo da ATM (articulação temporo mandibular) pois só dessa forma se consegue entender os problemas que podem advir dela.

A mandíbula articula nos ossos temporais.

Os ossos temporais são os ossos da cabeça onde a mandibula encaixa e articula.

Mas os temporais têm movimento e se movem articulando com os demais ossos da cabeça.

No entanto os ossos temporais podem afectar ou ser afectados pela posição de outros ossos da cabeça.

Todos os ossos da cabeça devem estar alinhados e articularem livremente uns com os outros.

Quando tal não acontece, estamos perante disfunções que podem trazer muitos problemas não só ao nível do sistema nervoso mas de muitos outros sistemas.

Infelizmente em alguns meios ainda existe a crença de que os ossos da cabeça não mexem e que não articulam uns com os outros mas isso é apenas um mito que ainda existe em alguns meios.

Hoje sabe-se  que os ossos da cabeça se movem e que a sua falta de mobilidade é responsável por muitos dos problemas quer do sistema nervoso, quer do sistema emocional, hormonal, e outros.

A mandíbula articulando nos ossos temporais vai sofrer a influência de qualquer desalinhamento que eles tenham. Esse desalinhamento pode dever-se a muitos factores entre eles a musculatura ou a outras áreas do corpo.

Por vezes muitos dos problemas da ATM devem-se ao facto dos ossos temporais estarem desalinhados e não propriamente à ATM (articulação temporo mandibular).

Problemas a nível do trigémio, problemas da ATM, tonturas, enxaquecas, dores miofasciais, e outras situações podem ser resolvidas quando se encontra quem saiba determinar exactamente de onde vem o problema e que o saiba corrigir.

O corpo é um só e encontra-se todo interligado o que cria uma grande complexidade de sistemas e de mecanismos que se afectam mutuamente.

A razão de muitos problemas crónicos ou de problemas que se dizem sem cura muitas das vezes devem-se a uma falta de conhecimento dos mais diversos especialistas que apenas têm especialização numa área e que desconhecem o que outras especialidades podem fazer ou como todo o corpo está interligado e todas as áreas se afectam mutuamente.

Todos sabemos que o TODO é muito mais do que a soma das partes mas por vezes ainda teimamos em acreditar em crenças e mitos que já fazem parte do passado há muito e por vezes ainda andamos a tentar resolver os sintomas em vez de ver a pessoa como um TODO.

Os problemas da ATM podem propagar-se para outras zonas do corpo, vindo a criar problemas na cervical, nas costas ou noutros lados.

No entanto inúmeras vezes o que acontece é exactamente o contrário ou seja; são as outras disfunções que existem no corpo que provocam a DTM (disfunção temporo mandibular).

A ATM só por si só pode ser a responsável pelo stress do dia a dia, pela ansiedade, pelos desarranjos mentais, emocionais, hormonais, por problemas de sono, e por muitas outras situações. Mas inúmeras vezes são os factores emocionais e o stress que provocam a DTM (disfunção temporo mandibular).

Há que entender as causas dos problemas da ATM e corrigi-las por forma a que não se corrija apenas a ATM mas as causas das suas disfunções e os muitos outros problemas que frequentemente andam associados.

O desgaste dos dentes, a dor na ATM e o bruxismo, são situações que frequentemente levam as pessoas a procurar ajuda junto de odontologistas, ortodontologistas e outros especialistas.

Infelizmente por vezes nem todos eles conseguem fornecer a ajuda necessária uma vez que por vezes existem causas que saem fora da sua área de especialização.

Dessa forma acabam por ficar de fora muitas DTM (disfunção temporo mandibular) que precisam de ser corrigidas pelos mais diversos especialistas desde o psicólogo ao fisioterapeuta e a outras especializações por forma a que todas as possiveis causas da DTM (disfunção temporo mandibular) possam ser verificadas e corrigidas.

Hoje existem muitos especialistas, conhecimentos e terapias que explicam e resolvem as causas por detrás deste e de muitos outros problemas de saúde. O segredo está no uso das mais diversas abordagens e num acompanhamento multidisciplinar que cada vez é mais frequente.

Desta forma o sofrimento, as crenças e mitos existentes de se se tem de passar o resto da vida a sofrer, podem ser ultrapassados e passarem a ser coisas do passado.

Os problemas da ATM podem ter inúmeras razões ou seja inúmeras causas e todas elas precisam de ser detectadas e corrigidas e para isso a multidisciplinariedade é a melhor solução.