A
depressão é demasiado frequente e comum nos dias de hoje apesar de existirem muitas abordagens para a tratar.
Com tantas abordagens para a combater, alguma coisa está mal pois ela continua a existir e continua a ser difícil ultrapassá-la.
A
depressão caracteriza-se por grande tristeza, às vezes choro e uma grande falta de vontade de viver ou seja a vida perde o brilho que deveria ter.
Até aqui não está mal, mas às vezes a situação complica e a pessoa deseja morrer ou às vezes faz tentativas de suicídio ou pode mesmo concretizá-lo.
As razões da pessoa entrar em
depressão raramente são aquelas que a pessoa sabe ou conhece.
Quando conhecemos as causas de determinado problema, esse problema desaparece e nas depressões, elas não desaparecem.
E isso não acontece apenas nas depressões mas em qualquer problema da nossa vida. Nós não conseguimos ver as causas que estão por detrás de determinado problema seja ele qual for.
Ao longo da vida continuamos a cometer os mesmos erros e a sofrer dos mesmos problemas.
A razão é que não conseguimos ver as causas desses acontecimentos e como tal também não as conseguimos resolver. E se não as conseguimos resolver continuamos a cometer erros e a sofrer de problemas ao longo da nossa vida.
As muitas abordagens para combater a
depressão acabam muitas das vezes por apenas melhorarem os sintomas sem irem às causas do verdadeiro problema.
Não resolvendo as causas o problema volta bem mais depressa do que a pessoa gostaria.
Desta forma muitas vezes a pessoa acaba por sofrer de
depressão mais ou menos cíclica ao longo da sua vida.
Por exemplo, a medicação que é a abordagem mais comum para a
depressão mas ela apenas estabiliza a pessoa e estabiliza o seu sistema nervoso mas nada faz para corrigir aquilo que levou à alteração do sistema nervoso e do sistema emocional.
Infelizmente a medicação (como toda a gente sabe) não cura apesar de ser imprescindível para estabilizar a pessoa e dessa forma permitir que a pessoa possa ter estabilidade no seu dia a dia e fazer algo para encontrar e resolver as causas da sua
depressão.
No entanto..... a pessoa nada faz para encontrar nem resolver as causas da depressão pois sente-se muito melhor e ..... passado algum tempo (por vezes anos) entra de novo em depressão mas desta vez numa
depressão normalmente maior e mais complicada.
Encontrar quem saiba determinar as causas da
depressão é extremamente importante pois sem isso torna-se impossível tratá-la.
Por vezes pensa-se em abordagens ou terapias "muito boas" mas nunca ninguém pergunta (e os especialistas também não sabem) se aquele tratamento vai ou não resolver as causas da
depressão.
Desta forma fazem-se tratamentos que nada resolvem e que apenas proporcionam bem estar.
Saber quais as melhores abordagens para tratar a
depressão é fundamental.
Depois há que saber quais são as causas que estão por detrás daquele tipo de
depressão.
E por ultimo há que saber qual a melhor abordagem para eliminar essas causas e aplicá-las até a pessoa se ter liberto dessas causas e possa então fazer a sua vida.
No meu site falo de algumas dessas abordagens mas ...... há que saber qual delas é a mais indicada para a pessoa e para a sua situação e isso é uma arte que requer conhecimentos, prática e experiência.